quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Pessoas com maior paz de espírito conseguem regular melhor as emoções

A paz de espírito é uma forma de bem-estar caracterizada pela paz e harmonia internas.

Redação do Diário da Saúde | 24/10/2023

Imagem: G. Poulsen/Pixabay

Hedônico e eudaimônico

Pessoas com níveis mais elevados de paz de espírito são melhores em reinterpretar situações de modo a regularem suas emoções, em vez de as suprimirem ou de lhes darem vazão de modo reativo e descontrolado.

O bem-estar mental (ou felicidade) tem sido objeto de vários estudos nas últimas décadas e hoje é reconhecido como abrangendo duas dimensões distintas: o bem-estar hedônico (caracterizado pela presença de emoções positivas, pela ausência de emoções negativas e pela satisfação com a própria vida) e o bem-estar eudaimônico (marcado pelo crescimento pessoal, mestria e vida com significado e propósito).

No entanto, muito menos atenção tem sido dada pelos pesquisadores à paz de espírito, uma forma de bem-estar caracterizada pela paz e harmonia internas.

Nas culturas orientais, a paz e a harmonia internas são consideradas fundamentais para o bem-estar. Um estudo piloto envolvendo participantes chineses, por exemplo, revelou que a paz de espírito estava positivamente associada à satisfação com a vida e às emoções positivas, e negativamente correlacionada com emoções negativas, depressão e ansiedade.

Nas culturas ocidentais, as pessoas também acreditam que ter paz de espírito é crucial para seu bem-estar. Por exemplo, pesquisadores conseguiram replicar aquelas descobertas pioneiras do estudo chinês em um grupo de participantes ocidentais, mostrando adicionalmente uma ligação positiva entre a paz de espírito e o bem-estar eudaimônico.

Imagem: Peter Ziegler/Pixabay

Controlar as próprias emoções aumenta a paz de espírito, deixando a pessoa mais resistente aos acontecimentos externos.

Reavaliação cognitiva

A questão crítica é saber porque alguns indivíduos têm mais paz de espírito do que outros, ou seja, o que está na base das diferenças individuais. Embora se saiba que diferentes processos psicológicos podem estar envolvidos, décadas de pesquisas mostraram que um fator importante que explica diferentes aspectos do bem-estar e do mal-estar é a regulação das emoções.

Surpreendentemente, até hoje nenhum estudo havia examinado especificamente a relação entre a paz de espírito e a regulação das emoções. Para preencher esta lacuna, a Fundação Bial (Portugal) financiou três pesquisadores para que eles realizassem dois experimentos, um na Finlândia e outro nos EUA, avaliando a paz de espírito, as estratégias de regulação emocional que normalmente as pessoas utilizam e outros aspectos do bem-estar e do mal-estar.

Os resultados mostraram que as pessoas com níveis mais elevados de paz de espírito apresentam maior tendência para utilizar a estratégia de reavaliação cognitiva, ou seja, reinterpretar situações de modo a regular as suas respostas emocionais (reenquadrar uma situação que provoca ansiedade, como fazer um exame ou uma entrevista de emprego, encarando-a como uma oportunidade para mostrar o conhecimento e o trabalho árduo), e menor tendência ao uso de supressão emocional, ou seja, esconder ou não expressar emoções (tentar não mostrar o quanto se sente ansioso/a).

Os experimentos não só demonstraram que pessoas com níveis mais elevados de paz de espírito tendem a usar estratégias de regulação emocional mais adaptativas, mas também que esta relação se generaliza em contextos culturais ocidentais diferentes.
Checagem com artigo científico:

Artigo: Individual differences in peace of mind reflect adaptive emotion regulation, Personality and Individual Differences
Autores: Pilleriin Sikka, Antti Revonsuo, James J. Gross
Publicação: Personality and Individual Differences
Vol.: 215, 112378
DOI: 10.1016/j.paid.2023.112378

Nenhum comentário:

Postar um comentário