terça-feira, 17 de outubro de 2023

Como os sonhos podem afetar seu dia de trabalho

A emoção de maravilhamento, êxtase ou reverência não precisa estar ligada à espiritualidade.

Da Redação do Diário da Saúde

[Imagem: Criador de imagens do Bing/DALL-E]

Sonhos e trabalho

10/10/2023 | Quando as pessoas se lembram dos seus sonhos pela primeira vez, elas tipicamente estabelecem ligações entre os seus sonhos e a vida desperta, e essas ligações são fortes o suficiente para alterar a forma como as pessoas pensam, sentem e agem no trabalho.

"Semelhante à epifania [experiência divina ou transcendente, envolvendo uma súbita compreensão das coisas], descobrimos que ligar os pontos entre os sonhos e a realidade dá origem à reverência - uma emoção que desperta a tendência de pensar sobre nós mesmos e sobre as nossas experiências no grande esquema das coisas," explica o professor Casher Belinda, da Universidade de Notre Dame (EUA). "Isso faz com que os estressores subsequentes do trabalho pareçam menos assustadores, aumentando a resiliência e a produtividade ao longo do dia de trabalho."

A equipe realizou três experimentos que capturaram coletivamente aproximadamente 5.000 relatos matinais de lembranças de sonhos entre funcionários de tempo integral. Isto envolveu uma entrevista pela manhã, uma à tarde de um único dia e uma amostragem experimental de duas semanas.

À primeira vista, parece que nossos sonhos têm pouca ligação com o nosso dia de trabalho subsequente. No entanto, a maioria das pessoas sonha pouco antes de começar a trabalhar em um determinado dia. E o estudo revelou que, quando recordamos os nossos sonhos - que, para as mentes adormecidas, são muito reais - eles podem preparar o cenário para o resto do nosso dia.

E estas relações persistiram mesmo depois de se contabilizar o quanto ou quão bem as pessoas dormiam, sugerindo que as consequências psicológicas de recordar e encontrar significado nas experiências dos sonhos podem compensar as consequências fisiológicas de um sono ruim.

Anote seus sonhos

Os sonhos ocorrem em todas as fases do sono e geram efeitos independentemente dos hábitos de sono. No entanto, os sonhos mais vívidos - aqueles com maior probabilidade de terem significado e criar reverência (admiração ou maravilhamento) ao acordar - ocorrem durante o sono REM. Como o sono REM ocorre no final de um determinado ciclo de sono, dormir o suficiente e ter um sono de alta qualidade ajudar a aproveitar ao máximo os sonhos.

"As pessoas ficam maravilhadas quando passam por algo amplo - algo que desafia sua compreensão ou a maneira de pensar sobre as coisas," explica Belinda. "Essas experiências podem assumir diferentes formas, sejam físicas, como ao testemunhar a aurora boreal, ou conceituais, como ao compreender as implicações de uma grande teoria. A reverência frequentemente beira os extremos ou limites superiores de outras emoções, por exemplo quando as pessoas experimentam profunda gratidão ou admiração. Os sonhos são experiências conceitualmente vastas que têm uma capacidade impressionante de provocar sentimentos de reverência."

Os pesquisadores sugerem que, para tirar máximo proveito dos seus sonhos, uma prática simples é manter um caderno no quarto, e anotar os sonhos tão logo acorde, antes de se levantar.

Checagem com artigo científico:

Artigo: A Spillover Model of Dreams and Work Behavior: How Dream Meaning Ascription Promotes Awe and Employee Resilience
Autores: Casher D. Belinda, Michael S. Christian
Publicação: Academy of Management Journal
Vol.: 66, NO. 4
DOI: 10.5465/amj.2021.0377

Nenhum comentário:

Postar um comentário