quinta-feira, 2 de novembro de 2023

ENEM: Ansiedade e medo podem apagar a memória durante a prova, entenda como se preparar

Mirthis Czubka De Abreu, coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, explica a causa dessa perda de memória e o que fazer para driblar esse bloqueio

Crédito: divulgação

01/11/2023 | O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um dos vestibulares mais importantes do Brasil e um dos momentos mais cruciais na vida de muitos estudantes. No entanto, o estresse, a ansiedade e o medo podem atrapalhar o desempenho, levando à perda de memória durante a prova.

Mirthis Czubka De Abreu, coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, explica que a memória tem um papel na aprendizagem, pois permite o reaproveitamento das experiências do passado e presente, além de ajudar a garantir a continuidade do aprendizado. “A memória é um processo ativo de codificação, armazenamento e recuperação de nossas experiências. Ainda que seja para realizar uma prova, um sentimento levemente incômodo pode surgir: o medo. É normal ter certos receios neste momento, como a possibilidade de ter uma experiência negativa ou mesmo de não conseguir fazer uma boa prova”.

Mas o que muitos não imaginam é que o medo pode causar o efeito de perda de memória durante a prova, entre elas, o ENEM. “A ansiedade é uma das principais causas de perda de memória em todas as faixas etárias, principalmente em jovens, pois diante desta condição, ocorre ativação de múltiplas regiões cerebrais e aumento da atenção e hiper vigilância a estímulos ameaçadores, levando a lapsos de memória por desatenção e falta de concentração. Assim, podendo haver uma perda de memória repentina em situações como realizar uma apresentação oral, ou, uma prova”, destaca a professora.

Estudos científicos vêm demonstrando que situações de estresse crônico levam à liberação excessiva do hormônio cortisol, podendo também prejudicar a memória e outras regiões do cérebro relacionadas ao armazenamento de informações.

Segundo a professora e psicóloga, os principais fatores que levam a esse efeito de perda de memória durante a prova são ansiedade, falta de preparação e sono, fatores emocionais, pressão do tempo e externa, alimentação e hidratação inadequadas e distrações durante o exame.

Para driblar a perda de memória durante o ENEM e demais provas, a professora da Faculdade Anhanguera elencou algumas dicas, confira:

Comece a Preparação com Antecedência. A preparação para o ENEM deve começar com bastante antecedência. Distribuir o estudo ao longo de meses ou mesmo anos é mais eficaz do que tentar absorver todo o conteúdo em semanas. Isso ajuda a reduzir a ansiedade, pois você terá mais tempo para revisar e aprofundar os tópicos. Faça resumos, mapa mental e esquemas, e associe novos aprendizados aos que já conhece.

Estabeleça um Cronograma de Estudo. Criar um cronograma de estudo bem estruturado ajuda a manter o foco e a organização. Reserve tempo para cada matéria, faça pausas regulares e planeje a revisão de conteúdo importante antes do exame. Exercite o que aprendeu e faça associações entre os conteúdos aprendidos.

Ensine o que aprendeu para alguém. Uma das estratégias mais eficazes para consolidar o conhecimento é ensinar o que você aprendeu para alguém. Quando você explica um conceito ou tópico a outra pessoa, precisa organizar suas ideias de forma clara e concisa, o que fortalece sua compreensão.

Pratique com simulados. Realizar simulados é uma das estratégias mais eficazes para se preparar para o ENEM. Além de testar seus conhecimentos, eles ajudam a se acostumar com o formato da prova, a administrar o tempo e a lidar com a pressão.

Gerencie a ansiedade. A ansiedade é uma emoção natural antes de um exame tão importante, mas é importante aprender a gerenciá-la. Técnicas de relaxamento, como a respiração profunda e a meditação, podem ser úteis. Lembre-se de que a ansiedade em excesso pode prejudicar seu desempenho e levar a perda de memória, então busque ajuda profissional se necessário.

Mantenha uma Atitude Positiva. Mantenha uma mentalidade positiva. Lembre-se de que o ENEM é apenas uma parte do seu percurso acadêmico, e não um julgamento definitivo de seu valor ou capacidade.

Busque Apoio. Se você está lutando com a ansiedade e o medo em relação ao ENEM, não hesite em buscar apoio de amigos, familiares ou profissionais de saúde mental. Conversar sobre seus sentimentos pode ajudar a aliviar a pressão.

“Lidar com a ansiedade e o medo durante o ENEM é um desafio comum, mas com a preparação adequada e estratégias de gerenciamento de estresse, é possível enfrentar o exame com mais confiança e reduzir o risco de perda de memória durante a prova. Lembre-se de que o ENEM é uma etapa importante em sua jornada educacional, mas não define seu futuro”, finaliza a coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera.


Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera oferece educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho por meio de seus cursos de graduação, pós-graduação, cursos Livres, preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos, presenciais ou a distância, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. São mais de 15 mil profissionais e professores entre especialistas, mestre e doutores.


Além disso, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas. A Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar conhecimentos com toda a sociedade a fim de impactar positivamente as comunidades ao entorno das instituições de ensino. Para isso, conta com o envolvimento de seus alunos e colaboradores a partir de competências alinhadas às práticas de aprendizagem e que contribuem para o desenvolvimento do País.


Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 106 unidades próprias e 1.398 polos em todos os estados brasileiros.


Acesse o site e o blog para mais informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário