segunda-feira, 6 de março de 2023

14 projetos de Angra Doce são selecionados no "Patrimônio Cultural é Turismo"

Cultura, empreendedorismo, patrimônio, sustentabilidade e turismo foram as categorias propostas

Vanessa Giannellini - Scheilla Lisboa - Imprensa Unibes

Imprensa Unibes / Divulgação



São Paulo, 06/03/2023 - Valorizar o patrimônio cultural e entendê-lo como relevante para desenvolver o turismo regional e como potencial agregador na geração de renda. Este é o objetivo do projeto “Patrimônio Cultural é Turismo”, que selecionou 14 empresas da região de Angra Doce, localizada na divisa entre os estados do Paraná e de São Paulo, para ganhar consultoria especializada em plano de negócios.

Um comitê composto por Bruno Assami e Laura Cruz, da Unibes Cultural, Ana Paula Vilea e Eduardo Pedote, da Bemtevi, e Paula Ebeling, da CTG, escolheu os projetos recebidos nas áreas de cultura, empreendedorismo, patrimônio, sustentabilidade e turismo. Dos ganhadores inscritos, 10 são de cidades paulistas (Itaporanga, Ourinhos e Piraju) e quatro (Jacarezinho e Ribeirão Claro), paranaenses. Piraju, em São Paulo, foi a cidade que mais teve projeto eleito, no total, sete.

“Foi fantástico conhecer as potências da Angra Doce. A região tem enormes e plurais projetos dos quais, para nós do júri, foi uma escolha de Sofia. Tínhamos um limite e tivemos que nos adentrar projeto a projeto, não somente do escopo dos objetivos, mas também da sua governança, transparência, resultados, trabalho e histórico; foi um desafio.”, diz Bruno Assami, diretor executivo da Unibes Cultural. “Parabéns para a região que tem conseguido, apesar das dificuldades, manter essas potências criativas, inovadoras e transformadoras”, completa.

Na categoria Cultura, cinco projetos foram selecionados: quatro de Piraju (SP) e um de Ourinhos (SP).

Imprensa Unibes / Divulgação


O Agita Cidade: Uma Vivência de Arte, Cultura e Cidadania, da Schmidt Skate House, de Piraju (SP), busca reduzir as desigualdades sociais por meio de um mutirão de cidadania, que oferece serviços gratuitos à população, como atividades de lazer, educação, qualificação profissional, consultas médicas, documentação, esporte e cultura. O projeto está ligado a todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e é este valor que se pretende trabalhar e desenvolver na região.

Lattari Mercado das Artes e Eventos, de Lincoln Luiz Lattaria, de Piraju (SP), atua na diversidade local e no incentivo à produção de arte, cultura e empreendedorismo. É um fomentador cultural, pois incentiva o desenvolvimento artístico regional e envolve artesanato, coreografia, arte, produção, dança e capacitação cultural.

A Feira Musical e Artística de Piraju (FEMAPI), de Thiago Luiz Mucha Damasio, em Piraju (SP) é um concurso de músicas autorais, com várias categorias, que é concluído em um evento de entrada gratuita para a população, quando os participantes se apresentam. Em paralelo, uma exposição de obras de artistas locais, com arte de rua, artesanato, pinturas, fotografias, desenhos e outras manifestações artísticas.

A Mostra de Dança Fire Dance, do Fire Bird Studio de Dança, também localizado em Piraju (SP), tem atuação em questões de raça, etnia, gênero e social e abrange o púbico carente. A proposta principal é incentivar a difusão da dança na região e criar uma atmosfera de crescimento profissional para os professores.

O projeto “Associação Cultural Soarte”, de Rubia Janete Rochetto, de Ourinhos (SP) tem como proposta desenvolver atividades culturais como espetáculos, oficinas, exposições, debates e outras atividades ligadas à arte, cultura e sustentabilidade social.

No grupo de Turismo, são cinco: dois de Piraju (SP) e três de Ribeirão Claro (PR). Em todos é previsto também o incentivo à conscientização ambiental.

A ideia do Cicloturismo Agrocultural - Roteiros que unem o Esporte, a Natureza, o Turismo, a Produção Rural e a Preservação do Meio Ambiente, de Marina Paschoal Pinto Lima, de Ribeirão Claro (PR) é realizar um circuito que o praticante além de pedalar, se aproxime do meio rural, observe a importância do equilíbrio ambiental, da produção e valorização da vida no campo. Pretende realizar o apoio à agricultura familiar, à produção orgânica sustentável, à preservação de nascentes e ao desenvolvimento turístico.

A Tirolesa das Corredeiras, da Tirolesa Piraju Eireli, de Piraju (SP) quer fomentar o entretenimento por meio do turismo, para gerar empregos e desenvolvimento regional. Em ideia futura, junto com outros empresários, pretende desenvolver um trabalho com crianças das escolas de bairros carentes, que incluirá descida na Tirolesa, transporte, lanche e passeio nos demais pontos turísticos e culturais da cidade.

A “Estância Pedra do Índio”, de Edilaine Cavalhieri Faganelli Hernan, de Ribeirão Claro (PR), é voltada para o fomento do turismo e lazer. A ideia futura é promover o turismo ecológico e recuperação de nascentes, entre outras atividades que envolvam melhorias para o meio ambiente.

A Agência Pirajutur, de Alexandre Carlos Rodrigues, de Piraju (SP) tem foco no ecoturismo. Um turismo sustentável, nos termos do CADASTUR (selo)/ANTT/ARTESP - Turismo Responsável Limpo e Seguro.

Turismólogo de formação, Anderson Cesar Barbosa, de Ribeirão Claro (PR) atua no mercado imobiliário e tem um projeto de desenvolvimento do Receptivo Nt para o turismo local.

Com foco em Sustentabilidade são dois projetos: um de Jacarezinho (PR) e outro de Piraju (SP).

O “ECO BIO”, idealizado por Carine Regina Gonçalves, de Jacarezinho (PR), tem o intuito de valorizar as condições locais e estimular cadeias produtivas de cooperação de diversas formas, como ecologia familiar, artesanato, reciclagem e outros. Na proposta, Agronegócio Familiar/ Ecológico/Economia Circular, Educação Ambiental, com medidas compensatórias para empresas; incentivo de fotovoltaica, biomassa, biogás com dejetos, cogeração, assim como piscicultura e artesanatos diversos, por exemplo.

O projeto de educação ambiental “Pedrinha Sustentável”, de Margareth Marques de Silos Beguetto Moreira, de Piraju (SP), atua na conscientização ambiental, em especial com crianças em idade escolar, para a necessidade da destinação correta dos resíduos líquidos oriundos das residências. O objetivo é reduzir a contaminação com este tipo de resíduo provenientes da utilização em áreas próximas à represa e educar para gerar consciência de preservação.

De Itaporanga (SP), é “Paulistânia - Cultura, História e Genealogia”, de Arte e Cultura A OMãe, selecionado em Empreendedorismo. Tem como proposta entregar ao público o conhecimento sobre a identidade paulistana, que imprime a cultura, história e genealogia. Valorizar as atividades paulistanas, seja nas produções artesanais, artísticas ou demais expressões de identidade do ser humano é fundamental para formação de um indivíduo. Empreendedor também é o Casarão Café, de Talita Carniato de Almeida Simões, da mesma cidade. Trabalham com cafés de origem na agricultura familiar, a maior parte produzido manualmente na colheita e secagem. Incluem no dia a dia práticas voltadas à reutilização dos resíduos produzidos na extração dos cafés, como por exemplo na adubagem das plantas do museu próprio.

Conhecidos os vencedores, a próxima fase é a mais esperada para alavancar os projetos: é a consultoria especializada em plano de negócios a ser realizada pela empresa Bemtevi. Chamada de jornada, está prevista para começar ainda em janeiro e término em agosto e incluirá palestras, workshops e mentorias. “Estas atividades visam tanto auxiliar na construção de um Plano de Negócio individual, quanto fortalecer o turismo de forma coletiva, promovendo encontro entre diferentes projetos e negócios que buscam fortalecer o turismo sustentável e a preservação do patrimônio da região de Angra Doce”, afirma Pedote, sócio da Bemtevi.

“Patrimônio Cultural é Turismo” contemplará, ainda, a identificação e o registro dos patrimônios de Angra Doce, material que resultará em uma exposição fotográfica na Unibes Cultural, em novembro. Além disso, serão criados materiais educativos com foco nos multiplicadores (professores, ongs e profissionais do turismo), que serão os grandes transformadores da visão e percepção na comunidade.

A região de Angra Doce é formada pelos municípios de Carlópolis, Jacarezinho, Ribeirão Claro, Salto do Itararé, Siqueira Campos, Barão de Antonina, Bernardino de Campos, Canitar, Chavantes, Fartura, Ipaussu, Itaporanga, Ourinhos, Piraju e Timburi, rica em patrimônio cultural. “O desconhecimento sobre o tema e sobre os próprios patrimônios levam à não-preservação da identidade social e cultural”, ressalta Assami. “Pretendemos chamar atenção para o assunto e dar mais um passo e incentivo à preservação, para que muitas gerações conheçam e valorizem os patrimônios da região”, completa.

O projeto “Patrimônio Cultural é Turismo” é uma iniciativa da Unibes Cultural em parceria com a Bemtevi e patrocínio incentivado da CTG Brasil.

Projetos por cidade:

Itaporanga (SP) - Casarão Café

Paulistânia - Cultura, História e Genealogia

Jacarezinho (PR) - ECO BIO

Ourinhos (SP) - Associação Cultural Soarte

Piraju (SP) - Agência Pirajutur
Agita Cidade: Uma Vivência de Arte, Cultura e Cidadania
Feira Musical e Artística de Piraju (FEMAPI)
Lattari Mercado das Artes e Eventos
Mostra de Dança Fire Dance
Pedrinha Sustentável
Tirolesa das Corredeiras

Ribeirão Claro (PR)
Cicloturismo Agrocultural - Roteiros que unem o Esporte, a Natureza, o Turismo, a Produção Rural e a Preservação do Meio Ambiente

Estância Pedra do Índio - Nt - Receptivo

Sobre Unibes Cultural - Em funcionamento desde 2015 na Rua Oscar Freire, em São Paulo, a Unibes Cultural tem o papel de hub da cultura, do empreendedorismo criativo e das causas sociais ao convergir, conectar e distribuir cultura e diferentes conhecimentos. Com uma programação variada, que inclui shows, exposições, palestras, atividades para o público infantil e peças de teatro, o centro cultural da Unibes assume a vocação não só de formadora de público, mas também de agente transformador do cenário cultural. A curadoria do espaço propõe encontros, debates e reflexões para todos que querem ajudar a preparar a cidade para o futuro. Unibes Cultural - www.unibescultural.org.br.

Sobre a CTG Brasil - Uma das maiores geradoras de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW. Criada em 2013, é controlada indireta da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário