quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Na logística reversa não existe lixo, tudo se transforma

Newloop mostra na Waste Expo, que reciclar é o único caminho para a preservação do planeta

por Caroline Soares

Newloop mostra na Waste Expo Brasil que na logística reversa não existe lixo, tudo se transforma


09/11/2022 | O consumo no mundo tem crescido 3 vezes mais do que a taxa de crescimento da população. Segundo o levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Banco Mundial, 7 bilhões de seres humanos produzem anualmente 1,4 bilhão de toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU) — uma média de 1,2 kg por dia per capita. Quase a metade desse total é gerada pelos 30 países mais desenvolvidos do mundo.

Dados estimam também que daqui há dez anos serão 2,2 bilhões de toneladas anuais, e até a metade deste século serão 9 bilhões de habitantes, que juntos produzirão ao menos 4 bilhões de toneladas de lixo urbano por ano.

Já a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais alerta que o Brasil perde R$ 14 bilhões por ano com a falta de reciclagem adequada do lixo. O país gera quase 80 milhões de toneladas de lixo, mas apenas 4% são reciclados, o que representa cerca de 12 milhões de toneladas de resíduos sólidos que, ao invés de gerarem dinheiro e emprego, acabam descartados no meio ambiente

Mas os números não param por aí, cerca de 40% de todo o lixo produzido no Brasil acaba despejado em locais inadequados. São mais de 30 milhões de toneladas de resíduos sólidos que vão para quase 3 mil lixões ou aterros controlados espalhados pelo país, prejudicando a saúde de 76 milhões de brasileiros, gerando um custo anual de 1 bilhão de dólares por ano para tratamento de doenças, além de todo o custo ambiental.

Mediante esse cenário, cresce a demanda pela Logística Reversa de pós-consumo, com o intuito de movimentar o fluxo de retorno de resíduos descartados e promover o reaproveitamento. É o caso da Newloop, que se tornou um destaque nesse segmento na América Latina.

A empresa iniciou com os sócios Warney Paulo, proprietário de um teatro, e Alexandre Teixeira, que trabalhava com licenciamento ambiental. Os dois se uniram para reformar uma casa de espetáculo e durante a parceria comercial surgiu o questionamento do motivo de todo lixo gerado ser destinado aos aterros. “Ficava indignado, porque separava todo o lixo em casa e a coleta seletiva jogava todos juntos”.

Esse questionamento martelou tanto o pensamento, que foi um start para que os dois colocassem literalmente as mãos na obra e na sustentabilidade, e assim se tornarem sócios no projeto de preservar o universo.

O início da trajetória deles não partiu de uma colcha de retalhos, eles tinham consciência que queriam tratar o lixo da moda. Começaram reciclando os restos e descartes de tecidos jogados nas ruas do centro de SP, que colaboram regularmente com o entupimento de bueiros.

“Fizemos a reciclagem têxtil dessa fibra e a transformamos em matéria-prima para substituir o amianto, um material totalmente cancerígeno”, comenta o executivo ao informar que a meta era contribuir para a conservação ambiental, já que o poliéster leva mais de 100 anos para se decompor.

Daí os empresários resolveram diversificar a atividade. Além da fibra têxtil, passaram para a transformação de fertilizantes, eletrônicos e já estudam a transformação do fumo e do papel do cigarro.

Já para o sócio Alexandre, o que sai do lixo não volta a ser lixo. O empreendedor conta que quando era pequeno, a mãe o aconselhava a estudar para não virar lixeiro. Ele ouviu a mãe, se graduou em Direito, mas a sentença final veio do coração. “Me tornei lixeiro porque acredito que tratar o lixo é um luxo e uma atitude nobre para salvar o planeta”, comenta ao informar que a Newloop visa transformar nos próximos anos em nível mundial, porque no mundo a tecnologia é escassa e a empresa é a única do país que possui equipamentos criados exclusivamente para moagem.

Para quem quer conhecer a trajetória do lixo processado basta passar no stand C8, localizado na Rua 2, no Pavilhão Amarelo, para conhecer o trabalho da Newloop.

Serviço
Newloop na Waste Expo Brasil
Data – 08 a 10 de novembro
Local - Stand C8 - Rua 2 - Pavilhão Amarelo
Expo Center Norte
Rua José Bernardino Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo

Sobre a Newloop

A Newloop realiza os sistemas de coleta, reuso, reciclagem e tratamento de resíduos gerados pelo consumo de diversos produtos.

Tem como objetivo proteger o meio ambiente, gerar oportunidades de negócios, alavancar a sustentabilidade e a redistribuição dos direitos e deveres sobre o gerenciamento de resíduos. Após receber o tratamento, o material é destinado ao consumidor final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário