quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Aprenda os 10 passos do aproveitamento integral dos alimentos

No Dia Mundial da Alimentação e aniversário do portal Alimente-se Bem, o site do programa completa dois anos com divulgação de conteúdo gratuito que inclui notícias, receitas, e-books, vídeos e podcasts.

13/10/2022 | Cerca de 150 países comemoram, em 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação. A data foi instituída para abordar questões que envolvem a nutrição em todo o mundo. Nesse sentido, o Sesi-SP possui o portal do programa Alimente-se Bem, que este mês completa dois anos de atuação.

O trabalho é referência em educação alimentar, saúde, economia e sustentabilidade, ao incentivar o hábito do aproveitamento integral de frutas, legumes e verduras no preparo de receitas nutritivas, saborosas e sem desperdícios.

Segundo a nutricionista Joice Neris Ribeiro Pozenato, do Sesi-SP, o ato de comer vai além de uma alimentação que ajuda a prevenir doenças ou controlar o peso. “Ao adotar hábitos alimentares saudáveis, devemos considerar também aspectos sustentáveis. Por isso, a data é um convite para colocar em prática habilidades culinárias que valorizam o alimento na sua integralidade”, explica.

10 passos do aproveitamento integral dos alimentos

Para ensinar o uso das partes não convencionais, como folhas, talos, ramas, cascas e sementes, o Alimente-se Bem desenvolveu os 10 passos do aproveitamento integral dos alimentos, com dicas simples de consumo consciente que podem ser integradas no dia a dia. 

1. Planeje e elabore: Organize o cardápio e escreva a lista de compras a partir dele. Para isso, é importante conhecer o hábito alimentar e as preferências da sua família, e incentivá-los a provar novos pratos.

2. Compre de quem produz: Dê preferência a produtores locais, pois contribui com o trabalho do pequeno agricultor da região, ajuda na redução da emissão de gases ocasionada pelo transporte e é mais fácil para adquirir o alimento na forma integral.

3. Aparência não é tudo: O tamanho, a forma ou a cor, da fruta ou legume, não determinam o valor nutritivo, pois alimentos imperfeitos, ainda são alimentos.

4. Tá barato? Não compre em excesso: Conheça o consumo médio de sua família, e mesmo que os preços estejam baixos, não compre em uma quantidade maior do que pode consumir, pois, mesmo pagando pouco, parte do gasto irá para o lixo. 

5. Comprou? Cuide bem: Armazene as partes não convencionais dos alimentos de forma correta, para possibilitar o uso por um prazo maior e evitar que estraguem.

6. Abra-se ao novo: Pesquise e prepare receitas deliciosas e nutritivas com cascas, talos, folhas e sementes.

7. Quem congela sempre tem: A dica vale tanto para receitas com aproveitamento integral de alimentos e para algumas partes não convencionais, que também podem ser congeladas. Por isso, na hora de cozinhar a refeição, prepare uma porção a mais e congele para evitar o consumo de fast-food nos dias mais corridos.

8. Bons pratos para bons momentos: Comer não se resume apenas a ingerir o alimento. O ato também está relacionado às emoções, à companhia e às memórias afetivas. Portanto, escolha um momento agradável para propor e compartilhar pratos com o uso do aproveitamento integral.

9. Aproveite as sobras: As sobras não são restos. Elas representam o que permanece na panela depois do preparo do alimento. Já os restos são aquilo que ficou no prato após uma refeição. Se as sobras forem armazenadas de forma adequada, elas poderão ser transformadas em pratos diferentes na refeição seguinte. 

10. Avalie, replaneje e siga: Sempre que preciso, repense as ações. Se vai comprar e encontrou um alimento em promoção, que não fazia parte do cardápio planejado, troque-o por outro do mesmo grupo. Se um preparo com aproveitamento integral não teve uma boa aceitação, não desista, tente outras receitas. Se preparou e sobrou, avalie se a aceitação não foi boa ou se fez uma quantidade muito grande. Siga o caminho do aproveitamento integral para ganhar em saúde e sabor, economizar e colaborar com a redução do desperdício.

Esses passos ajudam a diminuir o descarte de alimentos em casa, pois o Brasil está entre os 10 países do mundo que mais desperdiçam ao longo de toda a cadeia produtiva, e podem ser colocados em prática por meio de algumas receitas do programa:
  • Suco de cascas de frutas
  • Salada com sementes
  • Rolinhos de folhas
  • Carne ensopada com entrecasca de melancia 
  • Requeijão com talos de couve
  • Bolo integral maravilha
No site Alimente-se Bem estão disponíveis essas e outras sugestões de preparos, como bebidas, acompanhamentos, saladas, opções de pratos para refeições principais, sopas e sobremesas.

Sobre o Alimente-se Bem

Criado há mais de duas décadas, o programa Alimente-se Bem teve início quando nutricionistas do Sesi-SP começaram a observar o comportamento de desperdício alimentar dos trabalhadores da indústria do estado de São Paulo e seus familiares, que muitas vezes desconhecem as propriedades culinárias de cascas, sementes, talos e outras partes dos alimentos.

Em busca da reeducação alimentar da população, a equipe desenvolveu receitas pautadas nesse aproveitamento, tendo como pilares: a economia, o sabor e os benefícios nutritivos. Aos poucos, o Alimente-se Bem ganhou visibilidade e alcançou milhares de pessoas de todas as idades com a divulgação das receitas em cursos nas cozinhas didáticas e unidades móveis do Sesi-SP, aulas no Canal Futura, bem como em instituições governamentais e não governamentais, e entidades assistenciais e filantrópicas.

Em parceria com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), o programa publicou a primeira Tabela de Composição das Partes Não Convencionais dos Alimentos, com os valores nutritivos de cascas, talos e folhas de algumas frutas e hortaliças.

Confira a linha do tempo em: https://alimentesebem.sesisp.org.br/o-programa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário