terça-feira, 12 de abril de 2022

Raio X de redações nota mil do Enem 2021: professores analisam estrutura de textos que atingiram pontuação máxima

Introdução apresentando o tema, repertório cultural bem integrado ao parágrafo, uso de elementos coesivos: veja os ingredientes-chave usados por 8 alunos que tiraram mil na dissertação.

Por Luiza Tenente, g1

12/04/2022 |  Como escrever uma redação nota mil no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? Na última edição, dos mais de 2 milhões de candidatos, só 22 conseguiram atingir a pontuação máxima. O que eles fizeram de extraordinário? Por que esses textos chamaram a atenção dos corretores?

A pedido do g1, duas professoras de língua portuguesa analisaram oito dessas dissertações (leia as íntegras aqui) e traçaram um raio X: destacaram 9 estratégias seguidas pelos alunos que colaboraram para o sucesso deles.

Veja a seguir (e tente se inspirar para a prova de 2022):

1- Introdução no capricho: apresentando o problema logo de cara

O tema da redação do Enem 2021, na aplicação regular, foi "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil".

Veja só a introdução "nota mil" de Giovanna Dias, de 19 anos:

Em sua obra “Os Retirantes”, o artista expressionista Cândido Portinari faz uma denúncia à condição de desigualdade compartilhada por milhões de brasileiros, os quais, vulneráveis socioeconomicamente, são invisibilizados enquanto cidadãos. A crítica de Portinari continua válida nos dias atuais, mesmo décadas após a pintura ter sido feita, como se pode notar a partir do alto índice de brasileiros que não possuem registro civil de nascimento, fator que os invisibiliza. Com base nesse viés, é fundamental discutir a principal razão para a posse do documento promover a cidadania, bem como o principal entrave que impede que tantas pessoas não se registrem.

Giovanna mencionou a obra "Os Retirantes" para apresentar a situação-problema (brasileiros que não têm registro civil e que se tornam, por isso, invisíveis).

"Não é obrigatório colocar algum repertório sociocultural logo na introdução, mas é um ganho e tanto, porque o leitor consegue perceber mais facilmente qual tema será abordado", explica Marina Rocha, professora de redação do Colégio e Curso AZ.

No fim do primeiro parágrafo, a aluna também adianta o que será desenvolvido no restante do texto: "a principal razão para a posse do documento promover a cidadania" e "o principal entrave que impede que tantas pessoas não se registrem".

"Antecipar o que vai vir nos parágrafos seguintes representa um bom projeto de argumentação", acrescenta Bruna Moscardo, professora de redação do Curso Anglo.

2- Repertório cultural bem integrado ao texto

A seguir, confira dois trechos de redações nota mil com repertórios culturais (citações a livros, pinturas, filmes, filósofos etc):

Fernanda Quaresma: Em “Vidas secas”, obra literária do modernista Graciliano Ramos, Fabiano e sua família vivem uma situação degradante marcada pela miséria. Na trama, os filhos do protagonista não recebem nomes, sendo chamados apenas como o “mais velho” e o “mais novo”, recurso usado pelo autor para evidenciar a desumanização do indivíduo. Ao sair da ficção, sem desconsiderar o contexto histórico da obra, nota-se que a problemática apresentada ainda percorre a atualidade: a não garantia de cidadania pela invisibilidade da falta de registro civil.

Sarah Rosa: O clássico da literatura infantil inglesa "Oliver Twist" aborda as vivências daqueles marginalizados durante a Era Vitoriana e a forma como eram considerados invisíveis por não pertencerem à lógica social. Essa percepção sobre uma parcela considerável da população dialoga, analogamente, com a realidade atual de inúmeros brasileiros que não possuem acesso aos seus direitos civis por não apresentarem os registros primários necessários à inserção como cidadãos no próprio país.

A professora Bruna Moscardo destaca que Fernanda e Sarah não se preocuparam em apenas citar "Oliver Twist" e "Vidas Secas": elas também estabeleceram uma relação com o número de brasileiros sem acesso a direitos civis.

"Fazer conexões entre o repertório cultural e o tema da redação ajuda a ganhar pontos na competência número 2 [compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolvê-la]", afirma.

3- Uso de elementos coesivos

A docente Marina Rocha observa que as oito redações nota mil analisadas usam elementos coesivos ao longo de todo o texto, como "ademais", "além disso", "portanto", "com efeito", "consequentemente" e "desse modo".

Veja exemplos:

Giovanna Gamba Dias: Com efeito, nota-se que a importância da certidão de nascimento para a garantia da cidadania se relaciona à sua capacidade de proporcionar um sentimento de pertencimento.

Sarah Fernandes Paulista Rosa: Há, portanto, a urgência de findar essa problemática notória na estrutura do Brasil.

Maitê Maria: Outrossim, é válido destacar a ausência de engajamento social como fator que corrobora a invisibilidade intrínseca à falta de documentação.

4- Propostas de intervenção completas

Todos os textos nota mil analisados apresentam propostas de intervenção completas. Veja um exemplo a seguir, da aluna Evely Lima:

Fica evidente, portanto, a necessidade de garantir o acesso à cidadania para todos no Brasil. Destarte, o Governo Federal, responsável por administrar o povo e os interesses públicos, com o apoio do Ministério da Cidadania, a partir de medidas governamentais destinadas à pasta, deve disponibilizar benefícios financeiros sociais para cidadãos que não tenham como pagar a retirada de um registro civil. Essa ação será realizada com o intuito de custear a posse desse documento importante, para que também, a sociedade não naturalize a intolerância que a permeia. Dessa maneira, com a conjuntura de tais ações, os brasileiros verão o direito garantido pela Constituição, como uma realidade.

Ela cumpre os cinco ingredientes obrigatórios ao propor uma solução:

agente: "governo federal, com o apoio do Ministério da Cidadania"
ação: "disponibilizar benefícios financeiros"
detalhamento: "para cidadãos que não tenham como pagar a retirada de um registro civil"
meio de execução: "medidas governamentais destinadas à pasta"
finalidade: "intuito de custear a posse desse documento importante, para que também a sociedade não naturalize a intolerância que a permeia".

5- Título? Só se for criativo

Sarah Rosa foi a única, na amostra analisada, que escolheu intitular seu texto: "Ser é ser percebido". É uma frase do filósofo George Berkeley.
Trecho da redação nota mil de Sarah — Foto: Reprodução


"Colocar título na redação até é permitido, mas não obrigatório. É uma questão de estratégia, porque você vai ocupar uma linha inteira com isso e talvez perder espaço para fazer uma boa proposta de intervenção, por exemplo", afirma Marina Rocha.

"Vale a pena quando é um título legal, como o da Sarah, que fugiu do óbvio e ainda citou um repertório cultural ali."

6- Linguagem formal (sem gírias ou abreviações)

"Muitos alunos, em anos anteriores, estavam abreviando palavras [na redação], por causa do uso do celular, ou escrevendo de maneira muito coloquial, com marcas de oralidade", afirma Marina Rocha.

"Você não precisa usar mesóclise [colocação pronominal como em 'pegá-lo-ei'], mas deve seguir um padrão formal no Enem."

Veja um trecho que evidencia o uso da norma padrão:

Daiane Souza: Diante desse cenário, percebe-se que a invisibilidade acerca da questão do registro civil é motivada pela falta de uma política pública eficaz que regularize essa problemática. Isso ocorre, principalmente, porque, como já mencionado nos estudos da antropóloga Lilia Schwarcz, há a prática de uma política de eufemismos no Brasil, ou seja, determinados problemas tendem a ser suavizados e não recebem a visibilidade necessária.

7- Textos impessoais, sem relatos subjetivos

Vamos supor que o candidato, ao ler a proposta de redação do Enem 2021, tenha se lembrado especificamente do avô paterno, que não foi registrado em cartório. É indicado citar o exemplo no texto? Jamais.

"A dissertação deve ser impessoal. O corretor não deve saber da personalidade do aluno, de onde ele fala, de qual seja a sua história. Não é para falar da própria vida", explica Rocha.

"O que cabe é montar uma argumentação com leis, fatos históricos, livros, séries, filmes ou conteúdos que defendam uma ideia de maneira não subjetiva."

A candidata "nota mil" Iasmin Ferreira até pode ter se lembrado de algum problema de formação educacional em sua trajetória, mas escreveu da seguinte forma:

Além disso, é válido ressaltar que a lacuna no sistema de educação potencializa essa conjuntura. Isso acontece porque, desde o século XX, com a implementação de um formato tradicionalista de ensino pelo ex-presidente Vargas, cristalizou-se um modelo educacional que negligencia o aprendizado de temas transversais, a exemplo de concepções básicas da cidadania.

8- Uso inteligente da coletânea de textos

Sempre, na proposta de redação do Enem, a prova traz uma coletânea de textos (tirinhas, mapas, trechos de teses, letras de música) para situar o aluno no tema.

É preciso usar esse material com cautela. O Inep atribui nota zero para quem:

copiar uma sequência de três ou mais palavras iguais às dos textos motivadores ou das questões;

alterar apenas o singular ou plural, ou o tempo verbal dos excertos;

reproduzir as mesmas frases, omitindo apenas algumas palavras ou invertendo trechos.

Mas, calma, não é preciso ignorar esses textos, com medo do "zero". A professora Moscardo destaca um trecho da redação de Maitê Maria no qual a aluna consegue mencionar uma informação da coletânea de maneira correta:

Coletânea

Texto motivador trouxe informação sobre legislação — Foto: Reprodução/Inep



Referência na redação de Maitê:

Nesse sentido, ainda que a gratuidade do registro de nascimento seja assegurada pela lei de número 9.534 da Carta Magna, os problemas associados à documentação civil ultrapassam a esfera financeira, haja vista que a demanda por registros civis é incompatível com a disponibilidade de vagas ofertadas pelos órgãos responsáveis, o que torna o processo lento e burocrático.

"Ela não reduziu a referência só a uma paráfrase. Trouxe o documento jurídico para dar fundamento para a sua ideia", diz Moscardo.

9- Sem garranchos!

As oito redações nota mil analisadas pelo g1 foram escritas com caligrafia clara. Veja dois exemplos:

Trecho da redação nota mil de Emanuelle — Foto: Divulgação


Evely tirou nota mil na redação do Enem — Foto: Divulgação


Não adianta seguir todas as outras dicas, arrasar na introdução, elaborar uma proposta de intervenção impecável... mas não ser compreendido pelos corretores do Enem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário