segunda-feira, 18 de abril de 2022

Quer melhorar a sua saúde? Tome este chá

Dr Juliano Teles

Sabe aquela visita de amigo? Quando chega na sua casa, senta no sofá e a conversa rende. Pois é isso que vim fazer hoje por aqui.

Aceita um chá? Fiz de carqueja.

Já sei o que vai me dizer: "Juliano, isso é muito amargo!"

Mas você nem imagina todos os benefícios que o chá de carqueja pode trazer para a sua saúde.

Muito cultivada e consumida pelos povos pré-colombianos aqui da América do Sul, a carqueja é fonte de vitaminas e minerais, além disso, ajuda a amenizar dores e é ótima para promover um efeito detox no organismo.

Isso porque ela tem propriedades antioxidantes, depurativas, anti-inflamatórias e tem alto teor de ferro, portanto, está com anemia? Tome chá de carqueja!

Apesar de rica em propriedades fitoterápicas e ser bastante nutritiva, a erva ainda é pouco consumida aqui no Brasil, uma pena!

Deixa eu te contar outros benefícios da carqueja:

- Fortalece o sistema imunológico: por ser rica em antioxidantes, a erva estimula a produção de glóbulos brancos, que são as células de defesa do nosso organismo.

- Combate a retenção de líquidos: a carqueja tem um excelente efeito diurético, devido à grande quantidade de flavonoides, ela estimula a eliminação de líquidos pela urina, combatendo o inchaço.

- Diminui a pressão arterial: justamente por seu efeito diurético, a carqueja ajuda a controlar a hipertensão.

- Auxilia no tratamento da gastrite: novamente, por conta dos flavonoides, o chá de carqueja é um ótimo auxiliar no controle dos ácidos estomacais, diminuindo a incidência de refluxo, azia e gastrite.

- Contribui para o controle do colesterol: agora não são os flavonoides, mas as saponinas (agentes fitoquímicos) que têm ação anti-inflamatória e controlam o colesterol presente no sangue, melhorando a saúde do seu sistema cardiovascular.

- Melhora o funcionamento do fígado: por ser rica em substâncias antioxidantes, a carqueja ajuda a eliminar toxinas presentes no organismo, que causariam danos no fígado.

Depois de ler tudo isso, te pergunto de novo: aceita um chá de carqueja?

Nenhum comentário:

Postar um comentário