quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Revitalização de calçadas são cruciais para Mobilidade Urbana

Soluções em concreto contribuem para segurança, acessibilidade e melhoria da mobilidade nos principais centros urbanos do país

Há quem diga que as calçadas são os espaços mais democráticos de qualquer cidade. Mesmo quem se desloca por transporte público, bicicleta ou automóvel em algum momento do trajeto tem de passar por uma calçada. É por isso que a precariedade desse equipamento é um grande entrave nas cidades.

Buracos, degraus, ambulantes, mesas e cadeiras, além da falta de rampas de acessibilidade, sinalização e iluminação foram os principais problemas apontados em diversas capitais brasileiras por uma pesquisa de avaliação das condições de calçadas realizada pelo Instituto Mobilize em 2019. Ainda de acordo com estudo, todas as 27 capitais brasileiras não atingiram a média mínima aceitável de oito pontos percentuais em uma escala de zero a dez.

Esses obstáculos afetam todos os pedestres, principalmente aqueles com mobilidade reduzida, como pessoas em cadeira de rodas e idosos. Tendo cerca de 46 milhões de cidadãos com alguma deficiência, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e uma população em processo de envelhecimento, as calçadas dos principais centros urbanos - principalmente - deveriam ser uma prioridade nacional.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) disciplina o uso da calçada, restringindo (e punindo) o acesso a ela por veículos automotores. Mas os automóveis não são o único problema dos pedestres. As condições do piso e do uso da calçada interferem nas características da caminhada e podem causar acidentes.

E aqui entra outro dado importante. As quedas de pessoas nas calçadas não entram nas estatísticas como acidentes de trânsito, mas impactam fortemente a sociedade: apenas o setor de Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo registrou 6.648 atendimentos desse tipo em 2010. A causa desse problema também é mostrada em números pelo IBGE. E a acessibilidade piora à medida que diminui o tamanho do município.

A necessidade de transformar para melhor a infraestrutura dos municípios brasileiros está inserida na agenda da ABCP por meio do projeto “Soluções Para Cidades”, que apoia o desenvolvimento, a transferência de tecnologia e o uso adequado dos sistemas construtivos a favor da infraestrutura nos centros urbanos.




“Calçadas devem oferecer um ambiente atraente com acessibilidade garantida para todas as pessoas circularem”, comenta Ricardo Moschetti, gerente da regional São Paulo da ABCP. “Nosso objetivo é contribuir para que idosos, crianças e pessoas com deficiência, assim como todos os cidadãos, possam circular livremente pela cidade, exercendo plenamente seu direito de ir e vir sem enfrentar obstáculos no caminho como degraus, buracos, falhas”.

Nas questões que envolvem conforto e segurança, o pavimento intertravado, também conhecido como paver, é formado pelo arranjo de peças pré-fabricadas de concreto, que são assentadas sobre uma camada de areia e travadas entre si por meio de contenções, o que evita deslocamento, rotação e translação. Seu sistema é racionalizado, de simples execução, limpeza e manutenção.

No aspecto de abrangência, o sistema de placas de concreto, que são peças pré-fabricadas para o revestimento da superfície de pavimentos, concilia a cobertura de áreas maiores, dimensionada de acordo com a necessidade do projeto e com espessura menor, o que reduz o peso do revestimento. Outro atributo dessa solução é a estética, pois conta com uma variedade de formatos, cores e texturas que destacam a intervenção na paisagem urbana.

Já o ladrilho hidráulico, oferece inúmeros benefícios. Trata-se de placas de concreto de pequenas dimensões e alta resistência ao desgaste, produzidas em larga escala e assentadas com argamassa sobre base de concreto. Além de estar entre as soluções de revestimento mais sofisticadas, oferece maior conforto térmico, propriedade antiderrapante, qualidade e durabilidade, estimada em mais de 100 anos.

Mas se o objetivo é praticidade e diversidade, o concreto moldado in loco podendo ter seu acabamento desempenado convencional ou estampado é uma ótima e rápida solução. Executado no local, que recebe um tratamento superficial no mesmo instante em que é feita a concretagem, é capaz de reproduzir ótimos resultados em cores e texturas variadas.

“Todas as soluções aplicadas em concreto garantem durabilidade, resistência, padronização, e facilidades na manutenção e instalação. Para escolha da mais adequada, é necessário levar em consideração as características e peculiaridades de cada município durante o planejamento e na execução do projeto”, finaliza Moschetti.

A cidade de São José dos Campos, primeiro município brasileiro certificado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) como Cidade Inteligente, se destaca pela implementação do programa Calçada Segura -- iniciativa desenvolvida pela Prefeitura de São José dos Campos com apoio técnico da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).

O programa, reconhecido como uma das 10 melhores experiências de gestão municipal inovadora do estado ao receber o Prêmio Mario Covas, de 2013, também recebeu o Prêmio Ações Inclusivas concedido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em 2011.

O sucesso do programa se dá pelo uso do pavimento intertravado, concreto moldado in loco, ladrilho hidráulico e placas de concreto, todos implementados graças a integração da gestão pública com a sociedade, mudando a forma como os moradores se relacionam com espaço público e a cidade.

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